A função da contabilidade é estudar o patrimônio das organizações, registrando as condutas financeiras e econômicas das empresas.
Mas você já pensou sobre a origem da contabilidade? Visto que sempre houve momentos em que faziam contagens e registros, mesmo que utilizando somente a memória, a contabilidade é tão antiga quanto à sociedade.
Mas, não é necessário saber qual é a origem da contabilidade para começar um negócio próprio, apesar de ser uma curiosidade.
Por saber que muitas pessoas ficam curiosas para saber sobre essa história, nesse post iremos abordar sobre a origem da contabilidade e sua importância nos dias de hoje.
A origem da contabilidade
A 2.000 a.C foram encontrados os primeiros sinais de contabilização em registros comerciais de trocas de mercadorias na Babilônia e na Suméria (atual Iraque).
O que muitos não sabem é que antes disso, a contabilidade já era executada de maneira superficial, utilizando somente a memória.
Em Caldéia, local mencionado em Gênesis por ser Abraão viveu, foram feitos registros de operações com relação à mão-de-obra e materiais.
Com isso, fica evidente que mesmo antes dos tempos modernos, as pessoas já viam necessidade em contabilizar custos.
Origem do termo contabilidade
Por um bom tempo, a contabilidade era vista como algo negativo para os empresários. Eles pensavam e, por incrível que pareça, alguns ainda pensam que o serviço trazia consigo apenas uma despesa maior para as organizações.
Contudo, com o passar dos anos, o ponto de vista sobre os serviços contábeis passou por algumas mudanças.
A palavra contabilidade é derivada do Latim COMPUTABILIS, que quer dizer “o que se pode contar”, de COMPUTARE, que significa “somar, calcular”.
A contabilidade na sociedade medieval
Lentamente a contabilidade evoluiu até o surgimento da moeda, quando os negócios começaram a se desenvolver e se via a precisão de estimar quantidades e aumentar a lucratividade.
No período medieval, as igrejas e governos locais fizeram inovações no ramo, mas o termo Contabilitá surgiu na Itália.
Com a chegada do capitalismo, houve um crescimento na contabilidade, que proporcionou acúmulo de capital e modificou as relações de trabalho: a posição do trabalho escravo foi tomada pelo trabalho assalariado, um grande acontecimento para sociedade.
Com isso, no século XIV foi possível encontrar registros mais completos de gastos comerciais e industriais.
Frei Luca Pacioli, em 1494, publicou a obra que introduziu a contabilidade nos segmentos de conhecimento humano, a teoria da obra é que crédito e débito correspondem aos números positivos e negativos.
A publicação dessa obra é um acontecimento marcante na era moderna da contabilidade, dando abertura também para a publicação de outras pesquisas.
O desenvolvimento da contabilidade
A contabilidade se fortaleceu ainda mais quando surgiu a necessidade da contabilização de patrimônios, tornando-se algo fundamental para o desenvolvimento de uma organização.
No Brasil, com o surgimento de armazéns alfandegários, a contabilidade começou na era colonial, sendo um marco no crescimento desse segmento.
Com o crescimento da colônia, foi se tornando cada dia mais preciso o controle das contas públicas, até a fiscalização de receitas e custo ganhar importância.
Atualmente, temos diversos recursos na contabilidade, desde DANFE até balanços patrimoniais e outros tipos de relatórios.
A contabilidade e sua importância nos dias de hoje
A contabilidade ajuda a administrar empresas e é essencial para a tomada de decisões financeiras.
Seja qual for a sua área de atuação e dimensão, toda empresa precisa do setor contábil para conseguir manter as finanças organizadas.
Veja alguns pontos importantes da contabilidade e o que mercado exige do profissional nos dias atuais:
- Ao obter o controle financeiro, a chance da empresa se endividar e até mesmo quebrar são bem menores;
- Com consultoria contábil é possível assegurar um melhor investimento de recursos, estrategicamente;
- A organização adequada da documentação é fundamental para o bom funcionamento da empresa, função do setor contábil.
Sei que poucas pessoas já chegaram a imaginar isso, mas a contabilidade teve grande importância na história, e até os dias de hoje é muito importante em organizações e em nosso dia a dia.
Quando conhecemos a origem da contabilidade, entendemos o porque ela é tão necessária em nossas vidas.