Ter um lugar para chamar de seu: esse é o sonho de boa parte dos brasileiros. No entanto, nem sempre a casa própria é fácil de conquistar e viver de aluguel também é uma boa alternativa.
Antes de fazer a mudança, é preciso pesquisar com calma informações sobre a cidade e o bairro em que se deseja morar. Seja optar por morar na capital, seja escolher casas para alugar em São José dos Campos, o que vale é encontrar um local que tenha qualidade de vida.
Pensando em se mudar, mas não faz ideia de quais são as melhores cidades do Brasil para morar? Confira a lista abaixo e já anote as regiões que chamam sua atenção!
1. Curitiba (PR)
A capital paranaense se destaca como uma das mais conectadas e ideal para empreender, com projetos focados em startups. Além disso, na questão da qualidade de vida dos habitantes, o foco na saúde e a presença de áreas verdes chamam bastante a atenção. É tida como uma das cidades mais sustentáveis da América Latina.
2. Maringá (PR)
Maringá tem um dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais altos entre 100 municípios brasileiros analisados. A cidade também se destaca na área de saúde, segurança e sustentabilidade. Os empreendimentos imobiliários com abastecimento via energia solar são outro destaque da região.
3. Florianópolis (SC)
A capital de Santa Catarina mistura o clima de cidade grande com praia e natureza. Ocupa boas posições nos eixos de empreendedorismo, segurança, mobilidade, saúde e tecnologia. Além disso, acolhe tanto quem gosta do agito e quer viver no Centro quanto quem prefere um pouco de paz e tranquilidade.
4. São José do Rio Preto (SP)
Apesar de estar distante da capital, São José do Rio Preto se encaixa entre as melhores cidades para se viver. É a maior produtora de borracha do Brasil, porém essa não é a única atividade da região e o agronegócio se destaca bastante. Tem ótima estrutura nas áreas de saúde, educação e segurança.
5. Campinas (SP)
Localizada na região noroeste de São Paulo, Campinas é uma boa opção para quem deseja fugir da capital, mas ainda quer ficar perto de uma boa infraestrutura de cidade grande. Ocupa boas posições na questão de economia, educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
6. Piracicaba (SP)
Foi uma das primeiras cidades que se abriu para a industrialização após o fim dos ciclos do café e da cana-de-açúcar. É onde se encontra a Rodovia do Açúcar, que faz ligação com a Rodovia Castello Branco e permite aumentar o alcance industrial. Fica a 150 km da capital.
7. Brasília (DF)
A capital do Distrito Federal é a terceira mais populosa do Brasil e hoje é um Patrimônio Mundial pela Unesco por causa do Planalto Central. Como foi planejada, é a maior cidade construída no século 20. Destaca-se nas questões de mobilidade, empreendedorismo, tecnologia e inovação.
8. São José dos Campos (SP)
Uma região interessante para quem não se anima a viver na capital, mas, ao mesmo tempo, quer ficar perto. É onde se encontram grandes empresas, como a General Motors, a Embraer, o Centro Tecnológico de Aeronáutica e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
9. São Caetano do Sul (SP)
Considerada a cidade mais segura do país, também ocupa boa posição no eixo educação. A cidade é praticamente vizinha da capital paulista e uma das mais lembradas quando se fala em qualidade de vida. Inclusive, os índices de longevidade de sua população são um dos mais altos.
10. Franca (SP)
A cidade fica na região nordeste de São Paulo, entre dois grandes polos econômicos: Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Também fica próxima de Ribeirão Preto e se desenvolveu muito no setor de turismo, principalmente o de pesca, de aventura e o náutico.