Acesso Rápido
ir direto para o conteúdo | ir direto para editorias | ver sitemap

Área do usuário

Conteúdo

//Gastronomia

11 de Setembro de 2009 | 16:00

Fondues aquecem as noites frias de inverno na serra

TAG , ,
Iguaria aquece as noites frias do inverno

Curtir o inverno com uma boa companhia e comidas típicas da estação trazem um charme a mais para aquecer a temperatura nas noites frias das montanhas. Nada combina tanto com o inverno do que um bom agasalho, cachecol, vinho e fondue. Originária da Suíça, não se pode precisar exatamente quando essa delícia foi criada, porém, a primeira receita escrita está em um livro encontrado em 1699, em Zurique.

Num réchaud (panela que fica sobre uma lamparina) são aquecidos pedaços de queijo, carne ou frutas. A fondue tradicional é aquela feita com queijo fundido. Reunir os amigos em torno da mesa é uma boa pedida e mais ainda para ser degustada a dois, boa dica para os casais comemorarem o Dia dos Namorados em grande estilo. O romantismo da fondue está na troca dos pedacinhos com a companhia.

O chef do restaurante da Pousada das Andorinhas, em Nova Friburgo, Fernando Oliveira prepara para o dia dos namorados um cardápio especial  com vários tipos de fondues, que servem  duas pessoas, com destaque para o “Suíço” -  composto dos queijos Emmental e Gruyère fundidos em vinho branco, acompanhados de mini tábua de frios e pão. Além desse, o chef nos indica outras sugestões:

“Mignon au Vin Rouge” - Filé mignon para cozimento em vinho tinto com ervas frescas. Acompanham sete molhos especiais, batata gratin e torradas. “Andorinhas do Mar” - Camarões cinza médios sem casca para cozimento em vinho branco e saquê com ervas frescas. Acompanham sete molhos especiais, batata gratin e torradas. “Andorinhas da Serra” - queijos Gorgonzola, Emmental e Gruyère fundidos em vinho branco com ervas frescas, cebola desidratada e alho poró. Acompanham cogumelos (Funghi, Shitake, Paris), batatinhas e pão. “Andorinhas Sierramare” - queijos Emmental e Gruyère fundidos em vinho branco com ervas, camarões cinza médios sem casca, tomate seco enrolado em pastrami ou copa ou presunto cru Westfalia, brócolis (flores), cogumelos Paris e Pão.

Em Teresópolis, existe até um rodízio de fondue para que o cliente possa experimentar o prato em muitas versões. O Recanto do Fondue  serve  de terça a sábado, a partir das 19h, várias opções da delícia: queijo, carne, frango e camarão. Além de pãezinhos, acompanham essa festa gastronômica 12 molhos doces e salgados.  De acordo com Aline,  que já trabalha há mais de dois anos no Recanto do Fondue, a batata rostie também é muito procurada para acompanhar esses cubinhos com sotaque suíço.

Em Petrópolis, a Pousada Parador Santarém, na localidade de Santa Mônica em Itaipava,  abre o seu restaurante de quinta a domingo para os não-hóspedes provarem das delícias preparadas pelo chef Felipe Bronze. Dentre elas estão as tradicionais fondues de queijo e de carne acompanhadas dos melhores vinhos e para todos os gostos. Para sobremesa, não podem faltar cubinhos de frutas, banhados numa deliciosa calda de chocolate quente. Dá pra resistir?

Comente!

Captcha